O sociólogo Emir Sader afirma que "a América Latina é a região onde acontecem as mais ricas experiências de alternativas de sociedade na atualidade. Depois de os países do continente amargarem crises econômicas, políticas e sociais profundas, resultantes da adoção das políticas neoliberais no final dos anos 1990, a população desses países começou COLETIVAMENTE A EDIFICAR NOVOS MODELOS DE GESTÃO POLÍTICA, e a região luta para ter um outro lugar na geopolítica internacional." (Revista Forum, outubro de 2010 por Dennis de Oliveira)
Nós fazemos parte dessa história. No XV Encuentro Nacional Comunitário de Teatro Jovem, na Cidade de Medellin, o grupo Pombas Urbanas e o Núcleo Teatral Filhos da Dita, se juntam a grupos de teatro em comunidade de Medellin, Bogotá, Cali (CO) e El Salvador e as crianças, jovens, mulheres e homens da Comuna 2 para CELEBRAR LA VIDA SIEMPRE, lema desta edição do encontro.
.jpg)
e para contribuir com a festa, levamos nossos instrumentos
e garantimos o som e a cantoria durante todo o evento.
.jpg)
Visitamos a sede do Som Batá, uma banda de música afrocolombiana que trabalha ritmos tradicionais, na música e na dança, que nos contou sua história. A banda nasceu a partir da idéia e três jovens que faziam rap e buscavam uma maneira de fazer a diferença no meio da guerra, mostrar aos jovens de sua comunidade que haviam outras opções. E hoje, mais de 80 jovens se dedicam à música.
Gente, muita coisa legal temos visto por aqui. Logo mais veremos a apresentação de um espetáculo sobre Pablo Neruda, feito por um dos grupos jovens da Corporacion Cultural Nuestra Gente, lá no teatro da Casa Amarilla, uma sala cheia de boa energia e vibração de arte! Amanhã, partimos para Bogotá, onde os Filhos da Dita se apresentarão no teatro La Candelária!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário