quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Releases dos grupos e seus espetáculos que integram a programação.

Trupe Trapos Dell'Arrua (Bela Vista – centro)

Um coletivo artístico que preza pelo resgate e valorização das identidades culturais locais. Desde 2007, o grupo desenvolve um trabalho com teatro de rua, máscaras e fotografia com jovens da comunidade da Bela Vista. As aulas de teatro ministradas pela Trupe desde junho de 2009 são parte do projeto “Resgatando Identidades Culturais” (Secretaria Municipal de Cultura), que originou o núcleo teatral Filhos da Trupe, composto por alunos das oficinas de máscara, circo e teatro.

Espetáculo: “Uma mulher, uma história, várias máscaras”

Yolanda, uma bela e rica jovem que durante uma visita a São Paulo fica sabendo da morte de toda sua família e passa a ser cuidada por seu ambicioso tutor, o Dr. Albuquerque, que a julga como louca e a prende em uma casa no bairro Bela Vista.

Duração: 50 minutos / Classificação: Livre

Local da apresentação: Praça 65 – Cidade Tiradentes

Ficha Técnica - Texto: Criação Coletiva / Direção: Deco Morais / Elenco: Anderson Pecci, Claudia Souza, Clari Oliveira, Deco Morais, Gabriela Balmant, Arizete Amorim, Paula Caroline e Vinicius Gabriel

_________________________________________________________________

Centro Cultural Piollin (João Pessoa – PB)

Formado por alunos com idade média entre 14 e 16 anos, que mantêm estudos contínuos de teatro e circo no Piollin, um espaço que estimula o trabalho de formação permanente de cada integrante, gerando oportunidades de conhecimento nas áreas técnicas do teatro, do aprimoramento das relações interpessoais, da capacitação na gestão e produção cultural e na possibilidade de auto-sustentação do grupo.

Espetáculo: “Casamento de Branco”

Produzido em 2007 pelos alunos do Centro Cultural Piollin, com idade média entre 14 e 16 anos, o espetáculo apresenta um texto do autor alagoano Altimar Pimentel que trata dos conflitos que envolvem o casamento encomendado de Jacira, filha do Capitão Formiga, com o Dr. Carlos Alberto, parente dos Formigas.

Duração: 50 minutos / Classificação: Livre

Local da apresentação: Teatro Ventre de Lona

Ficha Técnica - Elenco: Allessandro Gomes, Mirthya Guimarães, Rafael de Paiva, Isaura-Tuíra, Thiago Santino, Fabrício carvalho, Francielle Ferreira / Produção: Marcelina Moraes / Direção: Servilio de Holanda / Coordenação Pedagógica: Simone Alves / Colaboradora: Roberta Alves


Espetáculo: “Circo do amanhã”

Resultado da oficina de circo do Centro Cultural Piollin, coordenada pelos artistas e educadores circenses Kleber Morone e Simone Alves, o jovens atores apresentam sua pesquisa realizada sobre o universo do circo tradicional.

Duração: 50 minutos / Classificação: Livre

Local da apresentação: Praça Jardim Maravilha

Ficha Técnica - Elenco: Rafael de Paiva, Thiago Santino, Fabrício de Carvalho, Alexandro Gomes, Tuirá Barbosa e Jeferson Martins
________________________________________________________________________

Cia Jovem Paidéia de Teatro (Santo Amaro – zona sul)

Formada por alunos do curso de Vivência Teatral da Paidéia Associação Cultural, onde são realizadas ações permanentes e criativas com os jovens, o programa inclui ações capazes de oferecer a oportunidade e o incentivo a uma constante descoberta como seres criadores, conscientes e capazes de interferir e transformar a realidade social. A integração de jovens de classes sociais distintas, numa proporção fiel à realidade também permeia essas atividades.

Espetáculo: “O Primeiro Voo de Ícaro”Num baile de formatura, um professor relembra as histórias de três de seus alunos: uma menina que nasce condenada por questões sociais e raciais, uma garota que resolve se apaixonar; e um menino que detesta as interferências de seus pais em sua vida.

Duração: 50 minutos / Classificação: 10 anos

Local da apresentação: Teatro Ventre de Lona

Ficha Técnica - Texto: Luís Alberto de Abreu / Direção: Amauri Falseti / Elenco: Ana Paula Alves, André de Azevedo, Bárbara Suemy, Cibele Witcel, Douglas Costa, Edilene Soares, Fábio Frank, Luiz Carlos Spínola, Luiz Fernando da Costa, Marina Lopes, Rodolfo Matos, Valdênio José e Viviane Andrade
__________________________________________________________

Pombas Urbanas (Cidade Tiradentes – zona leste)

A história deste coletivo teve início em 1989 no projeto “Semear Asas”, concebido pelo diretor peruano Lino Rojas (1942-2005) com o objetivo de formar jovens de São Miguel Paulista, zona leste, em atores-orgânicos: aquele que não dissocia a arte da vida. Com a orientação artística de Rojas, o grupo desenvolveu pesquisa sobre formação do ator, linguagem e dramaturgia, o que resultou na montagem de 11 espetáculos. Ganhador do 3º Edital do Programa Municipal de Fomento ao Teatro, em 2004, o Pombas Urbanas ocupa um galpão de 1600m² no bairro Cidade Tiradentes e inicia a estruturação de um espaço cultural e comunitário de arte, onde priorizam a multiplicação de sua experiência teatral, principalmente, com jovens do bairro.


Espetáculo: “Histórias Para Serem Contadas”

Tocando e cantando, um grupo de atores vai de cidade em cidade, de praça em praça, representando o jogo da vida. Numa linguagem vibrante, eles contam histórias incríveis de pessoas comuns, como a do homem que virou cachorro e a do camelô que ganhava a vida no grito e morria de dor de dente. A rua, palco do espetáculo, é o cenário cotidiano dessas tragédias, comédias e dramas urbanos, que muitos não querem ver.

Duração: 60 minutos / Classificação: Livre

*Local da apresentação: Praça do Correio – Centro de SP

Ficha Técnica - Direção: Hugo Villavicenzio / Elenco: Adriano Mauriz, Juliana Flory, Marcelo Palmares, Marcos Kaju, Natali Santos, Paulo Carvalho e Ricardo Big / Cenário e figurinos: Marcio Tadeu / Direção musical: Marcello Ribeiro / Produção e divulgação: Pombas Urbanas / Operação de som: Ellen Rio Branco / Contra-regra: Paulo Maia / Produção executiva: Cláudio Pavão
_________________________________________________________________

Trupe Arruacirco (Itaim Paulista – zona leste)

O grupo surge em 2007, no bairro Itaim Paulista, zone leste de São Paulo, a partir de uma oficina realizada pelo grupo Buraco d'Oráculo. Desde então, trabalham o circo, a cultura popular brasileira e o teatro de rua em seus espetáculos, passando por esquetes clássicas, acrobacias aéreas e de solo; além das expressões populares como Boi Bumbá, Maracatu, Cacuriá, Coco, Jongo e Dança Afro.


Espetáculo: “Se os tubarões fossem homens”

Livre adaptação da crônica do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, o espetáculo retrata uma pacata família da classe média brasileira, que a partir de uma inocente pergunta: “Pai, e se os tubarões fossem homens?'', traz à tona várias questões sobre a sociedade.

Duração: 40 minutos / Classificação: Livre

Local da apresentação: Praça Tiradentes (em frente ao Terminal de ônibus)

Ficha Técnica – Texto: Bertolt Brecht / Direção: Trupe Arruacirco / Elenco: Rafael Araújo, Jô de Freitas, Daniel Marques, Luciano Kleber, Rafaela Souza
__________________________________________________________________

GTO Revolução Teatral (Santo André – Grande ABC)

Grupo independente formado por jovens que há cinco anos utilizam-se de técnicas do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal e do Método Laban. Seus espetáculos formatados coletivamente, sempre a partir das realidades do grupo, têm como característica o movimento e a dança sobrepondo a palavra. Com seis peças no repertório e apresentações na Argentina, Uruguai e estados brasileiros, o grupo é referência no uso das técnicas de Boal, tendo recebido a visita de pesquisadores estrangeiros.

Espetáculo: “Pedras, sonhos, nuvens”

O espetáculo aborda a saga de imigrantes nordestinos que vêm tentar a vida em São Paulo e topam com diferenças culturais que provocam conflitos familiares. Com a linguagem do Teatro do Oprimido, o público é convidado a entrar em cena, dando ao protagonista possibilidades diferentes das que segue o texto.

Duração: 60 minutos / Classificação: Livre

Local da apresentação: Teatro Ventre de Lona

Ficha Técnica – Texto: Criação coletiva / Direção: Armindo Rodrigues Pinto / Elenco: Alessandra F. Mariano, Daniela Neres, Douglas Martins, Franciele M. da Silva, Jane Vieira da Silva, Luciane Faustino, Marcele M.da Slva, Paulo Ricardo da Silva e Rodolfo de Jesus da Siva
___________________________________________________________________
Cia do Outro Eu (São Matheus – zona leste)

Oriunda do Projeto Teatro Vocacional (2004), a Cia consolidou-se como grupo dois anos depois e desde sua formação procura desenvolver um trabalho de caráter coletivo e popular. Além do teatro, o grupo contempla diversas linguagens artísticas e humanas, como: Clown, Danças e Cantigas Populares, Dança Afro e Contemporânea, Música, Teatro de Animação, História do Teatro, Dramaturgia, Artes Plásticas e Poesia.


Espetáculo: “A Mosca...”

Numa incessante disputa entre a necessidade de sobrevivência e o sonho de ser artista, uma trupe de anônimos vagueia pelas ruas da cidade. E nessa longa viagem de encontros e desencontros, deparam-se com o público e descobrem que ser artista é muito pouco se a sua arte não for compartilhada.

Duração: 30 minutos / Classificação: Livre

Local da apresentação: Praça Professor Roberto de Souza (Setor G)

Ficha Técnica - Criação e dramaturgia: Cia do Outro Eu / Direção Diluída: Cia do Outro Eu / Atores-criadores: Nilson Castor, Queila Rodrigues e Rhafael Oliveira
________________________________________________________________

Grupo de Teatro Ajedrez (Medellín – Colômbia)

Formado em 1999 a partir da iniciativa de seis estudantes universitários e seus professores de teatro, o grupo é composto por 19 membros, todos estudantes, sendo 14 mulheres e cinco homens, que iniciaram seu processo artístico na Corporação Cultural Nossa Gente, um coletivo que há 23 anos atua na comunidade do bairro Santa Cruz, periferia da cidade de Medellín, na Colômbia.

Espetáculo: “¿Toda una vida?”

Quatro jovens atrizes representam homens e suas visões estereotipadas sobre as mulheres, num espetáculo que mostra os problemas que afligem a maioria delas. Da infância a velhice, as personagens confrontam idade e tempo de maneira diferente, mas com o propósito de uma reflexão.

Duração: 75 minutos / Classificação: 15 anos

Local da apresentação: Teatro Ventre de Lona

Ficha Técnica - Direção: Carlos Alberto Zapata / Assistente de direção: Alexander Muñetón Beltrán / Música: Kendry González / Iluminação: Juan Carlos Deossa / Cenografia: Grupo Ajedrez / Adaptação dramatúrgica: Carlos Alberto Zapata / Produção: Alexander Muñetón Beltrán
____________________________________________________________

Grupo doBalaio (Vila Curuçá – zona leste)

Formado em 2004 a partir de oficinas de circo e teatro do projeto “Amigos da Multidão”, da Cia Estável de Teatro, o grupo ganhou o Programa VAI (2005) com o projeto “Circo do Balaio”, que resultou na montagem do primeiro espetáculo infantil. Em 2006, o projeto “A caminho do Circo do Balaio” ficou entre os dez finalistas do Programa de Expedição Artemista. Em parceria com a Trupe Arruacirco, realizam o Cortejo Livre Leste, um meio articulador entre grupos teatrais da região leste.

Espetáculo: “Numa Roda”

Uma contadora de histórias que não agrada a nenhum público e dois palhaços recém-demitidos de um circo se encontram e, juntos, decidem encenar a vida de Tiriba, um menino de circo, para conseguir ganhar dinheiro.

Duração: 50 minutos / Classificação: Livre

Local da apresentação: Praça Mestre José Caetano (Prestes Maia)

Ficha Técnica – Texto: Adaptação coletiva do original escrito por Osvaldo Costa Jr. e Daniela Giampietro para o grupo em 2005 / Direção: Nei Gomes / Elenco: Ângela Garcia e Garcia, Anderson Tavares e Leandro Hoehne
___________________________________________________________

Núcleo Teatral Filhos da Dita (Cidade Tiradentes – zona leste)

É o primeiro núcleo de teatro de Cidade Tiradentes formado pelo grupo Pombas Urbanas. Contemplado em 2006 e 2007 pelo Programa VAI, com o projeto “Escrevendo e Falando a Arte”, criaram intervenções teatrais e uma Rádio de Rua, triciclo sonorizado que divulga pelo bairro informações da programação do Centro Cultural Arte em Construção, onde compartilham com outros jovens a gestão deste espaço. O projeto também serviu de pesquisa para o processo teatral de seu primeiro espetáculo, “Os Tronconenses”, uma releitura de 1990, primeira montagem do Pombas Urbanas.

Espetáculo: “Os Tronconenses”

Um espetáculo que revela, por meio de brincadeiras, um mundo em crise, onde crianças da cidade imaginária “Tronconé” representam histórias sobre abandono, lembranças e pessoas comuns no cotidiano urbano. Carregadas de alegrias, tristezas e aventuras, essas histórias revelam um mundo adulto em crise, em que loucura e lucidez se confundem.

Duração: 60 minutos / Classificação: 12 anos

Local da apresentação: Teatro Ventre de Lona

Ficha Técnica - Texto: Lino Rojas / Direção: Marcelo Palmares e Paulo Carvalho Jr. / Trilha Sonora: Pombas Urbanas / Operador de som: Rafael Pantoja / Cenário e Figurino: Núcleo Teatral Filhos da Dita / Artista Gráfico: Diego Amoroso / Elenco: Natali Santo, Paulo Maia, Ricardo Big, Fernando Alve, Jéssica Nunes, Thábata Letícia, Ellen Rio Branco, Cláudio Pavão, Francisco Estanislav e Luara Sanches
___________________________________________________________________
Teatro Popular Cara e Coragem (Caconde – interior de SP)

Formado por adolescentes de 14 a 18 anos, o grupo surgiu como uma das ações do Núcleo de Pesquisa e Ação em Arte Comunitária, com o objetivo de desenvolver uma pesquisa de implantação do teatro comunitário na cidade de Caconde. A pesquisa cênica é norteada por quatro eixos: Teatro Dialético (Bertolt Brecht), Teatro Pobre (Jerzy Grotowiski), Teatro e a Estética do Oprimido (Augusto Boal) e Teatro Popular (César Vieira).


Espetáculo: “Um Fura-Bucho no Reino do Risca-Faca”

Uma comédia em ato único que critica as fábulas infantis e a relação de poder que se estabelece nas comunidades. O espetáculo provoca a reflexão e a discussão do doutrinamento das crianças, que se utiliza de instrumentos de poder para a alienação.

Duração: 60 minutos / Classificação: Livre

Local da apresentação: Teatro Ventre de Lona

Ficha Técnica - Texto: Asdrúbal Serrano / Direção: Asdrúbal Serrano / Elenco: Isadora de Lima, Bárbara Natani, Laís Cristina, Isabela de Lima, Mariana Pocaia, Juliana Raquel, Rodrigo Ribeiro, Bruno Batista, Murilo Henrique e Rodrigo Gar
__________________________________________________________________
Banda Alana (Jd. Pantanal – zona leste)

Em 2007, o projeto “Espaço Alana e Banda” implantou oficinas de música, canto coral, percussão, teoria e musicalização infantil para alunos de seu núcleo de recreação e cultura. O objetivo do projeto está se concretizando, uma vez que buscava trazer uma nova linguagem à comunidade e mostrar como ela pode proporcionar mudanças de comportamento e valores. Com repertório de maracatu, ijexá, salsa, samba-rock, samba, reggae, pop rock, xote, caboclinho, funk soul e ciranda, em seu show o grupo transmite a importância da música no contexto social.

Duração: 60 minutos / Classificação: Livre

Local da apresentação: Centro Cultural Arte em Construção

Um comentário:

  1. Caros Promotores de cultura jovem, neste oportuno momento quero falar-lhes sobre o grupo Jovem Piollin de João pessoa que foi expulso do centro cultural piollin por motivos descabido. Um centro cultural administrado por uma hierarquia familiar que esta acabando com o sonho piollin. A propaganda é enganosa, visitem o centro cultural e veja a promoção à cultura, vejam a qualidade dos atuais convidados.Esta é minha total insatisfação com a falta de seriedade e fiscalização dos recursos destinados à ONGS.

    ResponderExcluir